Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo] [Ementa] [Calendário atividades] [Lista de Exercícios][Fontes Eletrônicas de Consulta] [Notas]


Objetivo

Estudo dos principais conceitos e métodos necessários à implementação de programas de computador para sintetizar imagens de modelos geométricos tridimensionais.


Calendário de Atividades

 

Aula

Data

Conteúdo

Material

Exercícios

1

17/02

Apresentação da Disciplina

 

 

2

19/02

Visão Geral da Disciplina

CG-introdução.ppt

 

3

24/02

Revisão Matemática

CG-RevisãoMatemática.ppt

ListaRevisãoMatemática.docx

4

26/02

Introdução ao OpenGL

CG-OpenGL.ppt

ListaObjetosCurvosOpenGL.doc

6

12/03

Introdução ao OpenGL

7

17/03

Introdução ao OpenGL

8

19/03

Introdução ao OpenGL

9

24/03

Introdução ao OpenGL

10

26/03

Modelagem Geométrica

CG-modelagem.ppt

SWPRJ.exe  superficies.cpp  torus.c

 

 

11

31/03

Modelagem Geométrica

 

bezierCurves.cpp  bezierCurveWithEvalMesh.cpp  bezierSurface.cpp bezierCanoe.cpp

 

12

2/04

Modelagem Geométrica

 

 

13

7/04

Modelagem Geométrica

 

 

14

9/04

Modelagem Geométrica

 

 

15

14/04

Modelagem Geométrica

 

 

16

16/04

Apresentação da primeira fase do projeto

 

 

17

23/04

Primeira atividade

 

 

18

28/04

Prova da primeira unidade

 

 

19

30/04

Transformações Geométricas

 

 

20

07/05

Transformações Geométricas

 

 

21

12/05

Transformações Geométricas

 

 

22

14/05

Transformações Geométricas

 

 

23

19/05

Transformações Geométricas

 

 

24

21/05

Transformações Geométricas

CG-transformacoes.ppt

double.c  planet.c

25

26/05

Transformações Geométricas

tutoriais.zip

 

26

28/05

Transformações Projetivas

 

 

27

02/06

Transformações Projetivas

CG-transf-proj.ppt

aim.c  planet.c  robot.c

28

04/06

Transformações Projetivas

exercicio-projecao-caixalimitante.c

 

29

09/06

Animação

CG-animacao.ppt

 

30

11/06

Animação

 

 

31 16/06 Animação
32 18/06 Animação
33 25/06 Apresentação de trabalhos ListaExercícios.docx
34 30/06 Apresentação de trabalhos
 
35 02/07 Prova da segunda unidade
36 07/07 Entrega de notas
37 04/08 Orientação sobre os projetos
38 06/08 Cor CG-cor.ppt RGB.c
hsv.c

 39

 11/08

 Visibilidade

 CG-visibilidade.ppt

 visibilidade.c

40

 13/08

 Visibilidade

 

 triangles.c  planes.c hidplanes.c

 41

 18/08

  Visibilidade

 

 

 42

  20/08

  Recorte

 CG-recorte.ppt

 CSLineClip.cpp

PolygonClip.cpp

cyrus-beck.cpp

 43

 25/08

  Recorte

 

 

 44

 27/08

  Recorte

 

 

 45

 01/09

 Recorte

 

 

 46

 03/09

 Recorte

 

 

 47

 08/09

 Recorte

 

 SutherlandHodgman.cpp

 48

 10/09

Apresentação de trabalhos

 

 

 49

 15/09

 Apresentação de trabalhos

 

Lista-IIIUnidade.docx 

 50

 22/09

 Terceira Prova

 

 

 51

 24/09

 Revisão da Prova

 

 

 52

 29/09

 Orientação sobre a finalização dos projetos

 

 

 53

 01/10

 Rasterização

 CG-amostragem.ppt

 

 54

 06/10

 

 

 

 55

 08/10

 

 

 

 56

 20/10

 

 

 

 57

 22/10

 

 

 

 

 27/10

 Ponto Facultativo

 

 

 58

 29/10

 

 

 

 

 03/11

 Semana Acadêmica

 

 

05/11 Semana Acadêmica
60 10/11 Iluminação

CG-iluminacao.ppt

light.c movelight.c

material.c lightlab.c

plane.c scolorlight.c

teaambient.c teapots.c

scene.c sceneflat.c

colormat.c

61
17/11 Textura CG-Textura.ppt

Fontes Eletrônicas de Consulta

  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais,
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)