Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data

 

Material

Exercício

1

17/02

Apresentação da disciplina.

Plano de Ensino

 

2

19/02

Introdução a Computação Gráfica 

CG-introducao.pdf

Experimentos e Programas Fonte 

3
24/02 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Projeção Ortográfica
CG-OpenGL1.pdf
4
27/02 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Primitivas Geométricas
5
02/03 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Projeção Perspectiva
605/03Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Projeção Perspectiva
Buffer de Profundidade
709/03Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Unidimensionais
812/03Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Unidimensionais
Exercícios de Fixação

ListaObjetosCurvosOpenGL.pdf

916/03Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Bidimensionais
Exercícios de Fixação.
1023/03Exercícios de Fixação do Primeiro Capítulo


ListaPrimeiroCapitulo.pdf

1126/03Exercícios de Fixação do Primeiro Capítulo


SuperfíciesRevolução.pdf

SuperfíciesRevoluçãoFórmulas.pdf

1230/03Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Exercícios de Fixação.
CG-OpenGL2.pdf

PontoNaTela.cpp

1302/04Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Exercícios de Fixação.

CirculoInterativoC.cpp

1406/04Comandos Adicionais OpenGL
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.
1509/04Como fazer um editor gráfico interativo simples.

ProvaPT1

1613/04Comandos Adicionais OpenGL
 Viewports e Janelas múltiplas
Exercícios de Fixação.
1716/04Definição de Projetos para a Primeira Prova

Projetos2019

ProvaPP1

1815/06Atendimento Projetos
1918/06Atendimento Projetos
2022/06PT1
2115/06PP1
2202/07PO1
2308/07Transformações Geométricas:
Escala, Translação e Rotação.
Experimentos.
CG-transformacoes.pdf
2416/07Transformações Geométricas:
Escala, Translação e Rotação.
Experimentos.

ListaL21.pdf

2523/07AnimaçãoCG-animacao.pdf
2630/07Animação

ListaL22.pdf

2706/08Animação

ProgramaBolaRolando


2813/08Animação
2917/08Animação
3020/08Dúvidas sobre a PT2
3124/08PP2

3227/08Dúvidas sobre a PP2

ProvaPP2

3331/08Prova PT2

Avaliação sobre modificações de exercícios das ListaL21.pdf e ListaL22.pdf

343/09Prova PT2
3514/09Dúvidas sobre a PP2
3617/09Dúvidas sobre a PP2
3721/09Prova PO2
3824/09Modelagem GeométricaCG-modelagem.pdf
3928/09Modelagem Geométrica

superficies.cpp

4001/10Modelagem Geométrica

ListaL31.pdf

4105/10Modelagem Geométrica

torus.c

4208/10Modelagem Geométrica
4319/10Modelagem Geométrica
4422/10Selection e Picking
CG-Picking.pdf
4526/10Selection e Picking
4629/10Selection e Picking

PickLine.c


PickDepth.c

unproject.c

unproject2.c 

gluProject2.c 

4705/11Picking e Projeção Inversa

Drag.c
489/11Picking e Projeção Inversa


ProvaPT3

ProvaPP3

4912/11RecorteCG-Recorte.pdfCohenSutherland.cpp
cyrus-beck.cpp
PolygonClip.cpp
SutherlandHodgman.cpp
5016/11Recorte
5119/11Prova PT3
5223/11Prova PP3
5326/11Recorte
5430/11Recorte

5503/12AmostragemCG-amostragem.pdf

ListaL41.pdf

5607/12Amostragembresenham.c
5710/12Amostragem

5814/12Iluminação

5917/12IluminaçãoCG-iluminacao.pdf

light.c  movelight.c 

material.c  lightlab.c

plane.c  colormat.c 

6021/12Iluminação

sccolorlight.c  scene.c

sceneflat.c  teaambient.c 

teapots.c

6104//01Aula de tirar dúvidas
6207/01PT4

ProvaPT4

6311/01PP4 e PO4

ProvaPP4

6414/01Prova Optativa
6518/01Exame


Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.

 A nota por unidade NUi será a soma de PPi e POi, onde: 

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.
A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a quatro.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a três.
Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.

II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT. Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação desenvolvido e terá valor entre zero e dez. 

III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e MA<6. 

As datas prováveis para as avaliações serão: 

PT1 e PP1: 26/04
PO1: 03/05

PT2 e PP2: 28/06
PO2: 5/7

PT3 e PP3: 06/09
PO3:13/09

PT4 e PP4: 8/11
PO4: 22/11
OPTATIVA: 29/11
EXAME: 6/12

Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.


Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)