Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data

 

Material

Exercício

1

26/02 Apresentação da disciplina,

Introdução à Computação Gráfica. 

CG-introducao.pdf

Experimentos e Programas Fonte 

 

2 29/02Introdução à Computação Gráfica.
3 04/03 Introdução à Computação Gráfica. com OpenGL. Interação de Sistemas de Informação Gráfica. Programação orientada a eventos. OpenGL/GLU/GLUT. Funções Callback.  CG-OpenGL1.pdf
4 07/03 Introdução à Computação Gráfica com OpenGL. Projeção Ortográfica, Volume de Visualização.
5 11/03 Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.   Recorte, Cor. Primitivas Geométricas.
6 14/03 Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Projeção Perspectiva. 

CG-OpenGL2.pdf


718/03Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Buffer de Profundidade.  Aproximando Objetos Unidimensionais
821/03Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Aproximando Objetos Unidimensionais. Resolução da Lista11.

Lista11

925/03Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Resolução da Lista11.
1001/04Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.
1104/04Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.
1208/04Comandos Adicionais OpenGL
 Viewports e Janelas múltiplas
Exercícios de Fixação.
1311/04Programa Editor Gráfico Básico Canvas.cpp (Sumanta Guha)
1415/04Transformações Geométricas
CG-transformacoes.pdf

robot.c

planet.c

1518/04Transformações Geométricas

Lista21

1622/04Transformações Geométricas
1725/04Transformações Geométricas/Introdução à Modelagem Geométrica
1829/04Prova PT1
1902/05Prova PP1
2006/05Modelagem Geométrica 2DCG-modelagem.pdf

superficies.cpp

2109/05Modelagem Geométrica 
22
23
36


Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.
A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a três.
Este conteúdo teórico será avaliado através de uma prova de conteúdo teórico ou da solicitação da
construção de um programa.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à
unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido
se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o
desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi
avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a quatro.
Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.
II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo
ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT.
Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação
desenvolvido e terá valor entre zero e dez.
III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e As datas prováveis para as avaliações serão:
PT1 e PP1: 27/04 e 28/04
PO1: 04/05 e 05/05
PT2 e PP2: 29/06 e 30/06
PO2: 06/07 e 07/07
PT3 e PP3: 14/09 e 15/09
PO3:21/09 e 22/09
PT4 e PP4: 16/11 e 17/11
PO4: 23/11 e 24/11
OPTATIVA: 30/11
EXAME: 07/12
Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com
antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.

Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)