Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data


 

Material

Exercício

1

17/02
Apresentação da disciplina,

Introdução à Computação Gráfica. 

CG-introducao.pdf

 

  2  20/02
Transformações Geométricas: Translação, Escala e Rotação 2D e 3D CG-TG.pdf
3 24/02
Transformações Geométricas: Translação, Escala e Rotação 2D e 3D

4 27/02
Transformações Geométricas: Translação, Escala e Rotação 2D e 3D

5 6/03
Composição de Transformações Geométricas

6 10/03
Composição de Transformações Geométricas

  7 13/03
Composição de Transformações Geométricas

  8 17/03
Modelagem GeométricaCG-Modelagem.pdf
  9 20/03
Modelagem Geométrica - Curvas

10 24/03
Modelagem Geométrica - Curvas

11 27/03
Modelagem Geométrica - Superfícies

1231/03
Modelagem Geométrica - SuperfíciesSuperfRevol.pdf
1307/04
Transformadas ProjetivasCG-Transf-Proj.pdf
1410/04
Introdução ao OpenGL
Projeção Ortográfica, Volume de Visualização, Recorte, Cor. 
CG-OpenGL1.pdf

Livro de Experimentos

Programas Fonte do Sumanta Guha 

1514/04
Introdução ao OpenGL
Aproximando Objetos Unidimensionais


1624/04
Introdução ao OpenGL
Primitivas Geométricas. Projeção Perspectiva. Buffer de Profundidade. 
CG-OpenGL2.pdf

PontoNaTela.cpp

CirculoInterativoC.cpp

Lista11.pdf

1728/04
Introdução ao OpenGL
Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.

ListaTeoria.pdf

1805/05
Prova PT1

1908/05
Revisão para prova

2012/05
Prova PP1/PO1

PP1-CG-2025.pdf

2115/05
Prova PP1/PO1

2219/05
Prova PP1/PO1

2322/05
Introdução ao OpenGL
Modelagem de Curvas e Superfícies
Transformações Geométricas
CG-OpenGL3.pdf
2426/05
Introdução ao OpenGL
Modelagem de Curvas e Superfícies
Transformações Geométricas


2529/05
Introdução ao OpenGL
Transformações Geométricas


2602/06
Introdução ao OpenGL
Transformações Geométricas


2705/06
Introdução ao OpenGL
Transformações Geométricas


2809/06
AnimaçãoCG-animacao.pdf
2912/06
Animação

robot.c


3016/06
Animação

planet.c


3123/06
Prova PT2

TorusNaHeliceThainan.cpp

PT2-CG-2025.pdf

3226/06
Animação (gluLookAt)

3330/06
Animação (gluLookAt)

3407/07
Prova PP2

PP2_CG.pdf 

PP2-CG-2025.pdf

3509/07
Prova PP2

3628/07
Recorte 2DCG-Recorte.pdf
3704/08
Recorte 2D

CohenSutherland.cpp
cyrus-beck.cpp
PolygonClip.cpp
SutherlandHodgman.cpp


3807/08
Recorte 2D

ListaL31.pdf

3911/08
Recorte 2D

4014/08
Recorte 2D

4118/08
Recorte 2D

4221/08
AmostragemCG-Amostragem.pdf

ListaL32.pdf

4325/08
Amostragembresenham.c
4415/09
Amostragem

4518/09
Amostragem

4622/09
Amostragem

4725/09
Amostragem

4806/10
Prova PT3

4909/10
Prova PP3

5020/10
VisibilidadeCG-visibilidade.pdfvisibilidade.c   planes.c hidplanes.c
 triangles.c

ListaL41.pdf

5123/10
CorCG-cor.pdf
5227/10
Cor

5330/10
IluminaçãoCG-iluminacao.pdf

light.c  movelight.c 

material.c  lightlab.c

plane.c  colormat.c

sccolorlight.c  scene.c

sceneflat.c  teaambient.c 

teapots.c

5403/11
Iluminação

ListaL42.pdf

5506/11
Seleção e PickingCG-Picking.pdf

PickLine.c

PickDepth.c

unproject.c

unproject2.c 

gluProject2.c 

Drag.c

5610/11
Picking e Projeção Inversa

ListaL43.pdf

5713/11
Definição de Projetos de Programação

5817/11
Dúvidas sobre os Projetos definidos 

5920/11
Feriado

6024/11
PT4 ( Projeto de Programação) 

PT4-2025.pdf

6127/11
PP4 (Prova Teórica sobre Visibilidade, Cor e Iluminação)

6201/12
Optativa

6304/12



6408/12
Exame















Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.
A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a três.
Este conteúdo teórico será avaliado através de uma prova de conteúdo teórico ou da solicitação da
construção de um programa.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à
unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido
se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o
desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi
avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a quatro.
Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.
II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo
ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT.
Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação
desenvolvido e terá valor entre zero e dez.
III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e As datas prováveis para as avaliações serão:
PT1 e PP1: 24/04
PO1: 28/04 e 01/05
PT2 e PP2: 23/06
PO2: 26/06 e 30/06
PT3 e PP3: 15/09
PO3: 18/09 e 22/09
PT4 e PP4: 13/11
PO4: 17/11 e 24/11
OPTATIVA: 27/11
EXAME: 04/12
Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com
antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.

Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)