Semana Integrada da Computação de 15 a 17/10

Dos dias 15 a 17 de outubro acontece a Semana Integrada de Computação no formato on-line. O evento é organizado por alunos da UEMS e da UFGD sob orientação dos professores, Prof. Dr. Cleber Valgas Gomes Mira, que leciona na UEMS/Dourados, e do Prof. Ms. Felipe José Carbone, egresso da UEMS, que leciona na UFGD.

Com o lema “Integrando diferentes conhecimentos e experiências da computação. Estreitando o relacionamento com o mercado de trabalho”, o Evento é destinado a toda comunidade acadêmica interessada na área de tecnologia e computação, com cronograma da programação em horários variados e, ainda, com algumas atividades assíncronas.

Fique atento, a Semana Integrada vai emitir certificado para os inscritos, mas as vagas são limitadas. Para realizar a inscrição acesse o site do evento: https://doity.com.br/semana-integrada-da-computacao e obtenha mais informações no perfil do Instagram @sic.dourados.

Vagas para mestrado e doutorado na UFMG

Segue divulgação de vagas a pedido do Prof. Jefferson Alex dos Santos da UFMG, que é egresso do Curso de Ciência da Computação da UEMS:

O Laboratório de Reconhecimento de Padrões e Observação da Terra (PATREO) está selecionando candidatos para 01 vaga de mestrado e 01 vaga de doutorado interessados em realizar pesquisa nas áreas de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina no contexto do Projeto WildPixels, financiado pelo Instituto Serrapilheira.

Os estudantes serão vinculados ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG. Atualmente o PPGCC tem conceito máximo atribuído pela CAPES – nível 7.

Nosso laboratório valoriza a diversidade. Recomendamos fortemente a inscrição de mulheres e pessoas negras.

Sobre o projeto WildPixels:

A criação de mapas geográficos por meio de imagens de satélite geralmente é modelada como um problema de classificação supervisionada. Isto é, algoritmos são treinados para identificar padrões de interesse a partir de pixels anotados (amostras). Apesar dos avanços obtidos por técnicas baseadas em deep learning, vários desafios computacionais ficam evidentes quando os modelos são empregados em aplicações que contém desbalanceamento/sub-representação de classes e presença de pixels de classes desconhecidas durante a fase de predição.  Além disso, a anotação de pixels é onerosa e geralmente depende de usuários experientes na aplicação-alvo, impondo restrições ao volume de dados anotados. O objetivo do projeto é enfrentar estes desafios computacionais visando aumentar a robustez dos modelos obtidos. As técnicas desenvolvidas serão avaliadas em problemas reais que incluem: o mapeamento de estradas rurais na Amazônia e Cerrado e sua relação com áreas de desmatamento e mineração ilegal; identificação de espécies vegetais e seus impactos nas mudanças climáticas; e o monitoramento das condições de habitação urbana e sua relação com focos de dengue.

Mais informações:

Convocação Reunião ENADE 2021 – 03/09 às 16:30h

Os seguintes alunos deverão participar do ENADE 2021 na qualidade de concluintes e, portanto, estão convocados a participar de reunião com a Coordenação de Curso a ser realizada no dia 03/09 (sexta-feira) às 16:30h na sala meet.google.com/chh-ngfp-gfk:

  • CAIO MATHEUS VICENTE
  • DENILSON HIGINO DA SILVA
  • EDUARDO MAXIMIANO DE OLIVEIRA
  • ENNERY SIMILIEN
  • IURY RODRIGUES PRATES
  • JOAO VITOR SILVA FLORES
  • KAREN KEITY DE SOUZA ANCINA
  • LEANDRO BARRA DE MATTOS
  • LUAN JUNIOR CHAVES
  • LUCAS GRECHI LEME
  • LUIS MURILO MITSUAKI KUMAZAWA SUMITOMO

Segue, ainda, link para o Edital do ENADE 2021, que deve ser lido com a maior brevidade possível, atentando para as datas e ações que devem ser realizadas por cada um de vocês. Mais informações discutiremos na reunião agendada.

Link para o Edital do ENADE 2021: https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144

Autoavaliação do Curso 2020 – Até 26/04

A autoavaliação é uma importante tarefa em busca do aprimoramento dos cursos de graduação e a participação de todos os alunos é essencial. Neste momento iremos realizar a avaliação relativa ao ano letivo de 2020 e, portanto, as questões devem ser respondidas considerando apenas esse ano letivo (ex.: disciplinas cursadas, infraestrutura, etc.). Os alunos que ingressaram no curso em 2021 não devem participar.
    
O formulário para avaliação está disponível até 26/04, cujo link foi enviado para o e-mail @comp.uems.br, onde o aluno também deve estar logado para responder. Não são registrados os e-mails nas respostas. Participem de forma bastante consciente.
 
Aqueles que tiverem problema com acesso ao e-mail @comp favor entrarem em contato com lab@comp.uems.br